terça-feira, 16 de setembro de 2014

ELEIÇÕES SOB A VISÃO ESPÍRITA



                 ELEIÇÕES SOB A VISÃO ESPÍRITA

O espírita vive, trabalha, convive com pessoas na terra, que é o educandário da sua evolução espiritual. Portanto tudo que o rodeia faz parte do seu aprendizado, inclusive o tema em questão que são as eleições e a escolha de um candidato, que é também da sua responsabilidade.

Escolher um candidato é, pelo menos na época atual, um grande sacrifício, para não dizer problema porque dentro da ética espírita escolhemos um candidato (a) que tenha um mínimo de elevação espiritual para dirigir uma cidade, um estado e um país. Mas carecemos bastante de criaturas com bons predicados o que nos obriga a votar no candidato que tenha o menor índice de erros, isto é, votando no "menos pior" e não no melhor.

Estando perto de uma eleição muito importante para nosso país e analisando os nomes que temos como opção, não observamos em nenhum deles a promessa de auxílio a toda população. O mais comum é a promessa de ajuda aos pobres porque deles vem a maior quantidade de votos. Não notamos nenhum indício de ajuda aos da classe média e alta, porque como são minoria darão menor número de votos. E "pega mal" dizer que vão ajudar os que estão bem de vida.

Não estamos aqui valorizando um nível social em desfavor de outro. Nem desprezando a ajuda à população carente que são os que mais precisam.
Analisando as classes sociais pela óptica da Doutrina Espírita.
Sabemos que existe reencarnação e os que hoje são de classe média ou rica nem sempre o serão numa próxima existência. O mesmo dizemos daqueles que estagiam na pobreza. Em qualquer nível social que o espírito reencarna visa sempre sua evolução intelectual e espiritual.

Muitos dos que vivem em extrema pobreza e carência vieram para também, saldar dívidas. Foram abastados em vidas passadas e não souberam fazer bom uso da riqueza, falhando na preguiça e no egoísmo. Usaram seus bens para prejudicar seus semelhantes. Ou vieram por opção própria na pobreza por vários motivos.

Muitos dos que hoje são ricos, foram pobres em outras encarnações (outras vidas). Vieram mostrar o que aprenderam na pobreza, aprendizado este que estão em seus inconscientes, mas que nunca se perdem.
O melhor candidato a qualquer tipo de governo é aquele que favorece TODAS AS CLASSES SOCIAIS.

O pobre precisa de emprego, ajudar os ricos é dar oportunidade de criar emprego à população. Castigar os ricos ou tirar do rico para dar aos pobres é a pior forma de governar porque altera a lei de Causas e Efeitos. Haja vista que os países que usaram este tipo de governo falharam.
Falharam porque se colocaram no lugar de Deus.

Muitos dos que hoje herdaram ou conquistaram riquezas, foram em encarnações passadas antigos escravos que hoje colhem o que plantaram com seu suor e trabalho. Seja do nosso país como do resto do mundo. E há os que hoje estagiam na extrema pobreza, foram donos destes escravos ou senhores feudais que abusaram de seus servos. Não nos referindo a apenas a escravidão oficializada, mas a qualquer poder arbitrário que domine seus semelhantes.

A qualquer nível social a que pertencemos estaremos em aprendizado. Na riqueza aprendemos a doação, a caridade e o desprendimento. Na pobreza vem a lição do trabalho, da humildade, da paciência, principalmente da fé.
Em tudo é necessário o equilíbrio. Um governo que beneficia apenas a população carente, em pouco tempo haverá estacionamento no progresso material, pois os que possuem maior cabedal monetário são os que promovem o progresso da Terra. Digo progresso na ciência, indústria, arte, comércio etc.

Favorecer apenas os abastados trará maior prejuízo à população geral e o empobrecimento da nação.
Um bom governante é aquele que auxilia todas as camadas sociais, pois todos possuem direitos e deveres iguais. Assim como Deus governa o Universo.

Os espíritos já previram que em tempo próximo haverá grande mudança em todo planeta; mudanças climáticas, territoriais e também políticos/sociais. Entidades espirituais de grande evolução estão já encarnadas dando esperanças de um mundo melhor quando elas estiverem na fase adulta e na direção dos povos.

No futuro veremos um sistema de governo totalmente diferente do atual. Só criaturas de grande amadurecimento espiritual terão capacidade de governar com sabedoria e amor. Pois um bom governante não governa para si, para sua família, amigos, para um partido ou só para os pobres, mas para TODO POVO.

É urgente que o povo amadureça na espiritualidade para merecer um governante espiritualizado. Com a evolução da humanidade, haverá evolução na direção de todos os países, inclusive o nosso.


                                            R.A./ MLucia






Nenhum comentário:

Postar um comentário