sexta-feira, 20 de maio de 2011

REDEFININDO O CRISTIANISMO


                                   REDEFININDO O CRISTIANISMO




Em muitos textos que correm pela Internet e na mídia, nota-se uma falha constante que merece as devidas correções. É o uso, involuntário ou não, que se faz com as palavras: Cristianismo e Catolicismo; citando ambos como se fossem sinônimos, o que é um grande engano. O Catolicismo adota a doutrina cristã, mas ele não é o Cristianismo. As maldades do passado não foram cometidas pelos cristãos, mas pela Igreja Católica.



Estudando profundamente as religiões notamos que as linhas que se denominam cristãs são, na prática, extremamente diversas.Para termos uma idéia das ramificações do Cristianismo, temos as linhas: - Católica- Anglicana- Protestante- Testemunhas de Jeová- Adventistas- Luterana- Presbiteriana- Metodistas- Ortodoxa Grega- Igreja Universal- Assembléia de Deus- Quadrangular- enfim, é uma lista avantajada de templos ditos cristãos.



O Cristianismo é uma filosofia basilar. Como uma fonte, foi pelas mãos dos homens se ramificando em várias linhas religiosas, muitas com tão grande diferenças entre si que chegamos a duvidar que sejam da mesma origem.



Buscando no dicionário a definição de Cristianismo, encontramos:"...ideário de fé, de esperanças e de ética pregadas por Jesus Cristo e seus seguidores." Isto é, ninguém é cristão por seguir determinada religião , é sim, cristão aquele que sente, age e ama como Cristo.Dentro das regras morais ninguém chegará ao fanatismo, um cristão verdadeiro o é por ser ético e bom . Usa-se muito a expressão "anticristã" ao comentar uma atitude negativa de alguém ou um grupo.


Portanto,a palavra “cristão” é mais um adjetivo do que substantivo.



Com essas reflexões podemos afirmar que muitos erram ao expor o termo "fanatismo cristão", pois o Cristianismo é um código moral inatacável. Ou se é cristão ou se é fanático, ambas são palavras antagônicas. Uma pessoa que fosse escrever sobre os grandes feitos, positivos ou negativos, de uma religião que faça com a devida identificação para não haver mal entendido ou má interpretação de uma verdade que merece respeito pela sua origem espiritual elevada.


Sabemos, por muitos meios, que o Cristianismo forjou a mentalidade espiritual do Ocidente, sem esquecer o mau uso que os homens fizeram desta doutrina, semeando discórdias, guerras, destruição e perseguição em massa aos opositores desta filosofia espiritual, trazida por Jesus Cristo. Nem por isso o Cristianismo perdeu seus valores e sua maior característica que é o de ensinar o homem a amar, perdoar e evoluir.



                                                           ISTO É CRISTIANISMO



Filosofia de vida trazida pelo Mestre Jesus. Não criou hierarquia, divisões de classes entre os apóstolos, nem nomeou papas, cardeais, pastores ou bispos, tampouco impôs castidade entre seus apóstolos, lembrando que Pedro era casado. Não criou igrejas e nem rituais. Nada possuía, era simples, usava uma túnica e um par de sandálias como únicos bens.


Cristo não era guerreiro e nem estimulou povos à luta contra seus opositores. Não trouxe dogmas ou bulas papais. Uma frase de Jesus: "Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade....Deus é espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". ( João – capítulo 4: 24, 24 )


Jesus, com esse dito, queria mostrar aos homens a não necessidade de imagens para se religar a Fonte ou Deus. Em espírito ( mente+coração) e em verdade ( seus ensinamentos); valorizando o conteúdo e não a forma da doutrina evangélica que trazia à humanidade.


Não construiu igrejas, templos e nem altares ou imagens de culto. Seu lugar de ensino era a natureza e os lares singelos.


Seu maior testamento, dado aos homens, foram as palavras do Sermão da Montanha, ministrou ensinamentos básicos para a evolução das criaturas: "amai-vos uns aos outros"; perdão aos inimigos; não olhar os defeitos alheios; valorização da humildade e da caridade como norma essencial para a evolução.


Nada deixou escrito, preferindo a exemplificação.


O Atos dos Apóstolos,narra sobre as atividades dos primeiros cristãos após a morte do Messias. Eram casas singelas em beira de estrada, onde acolhiam idosos, inválidos, crianças abandonadas, doentes terminais e incuráveis. Os apóstolos eram pobres, viviam de doações e trabalhos manuais feitos por eles mesmos. Eram pacíficos e todos, com exceção de João, morreram de forma trágica. Assassinados pelos romanos. Os primeiros cristãos que morreram martirizados,seguiam, sem lutas, para as arenas sangrentas. Não se uniram para lutar contra o poder de César ou outro povo. Estas casas, chamadas Casa do Caminho foram as primeiras instituições ligadas ao amparo de doentes, órfãos, idosos e abandonados.




                                                             ISTO É CATOLICISMO



Religião criada pelos cristãos romanos a partir da liberação da religião cristã dada por Constantino, na antiga Roma. Os rituais católicos foram copiados dos rituais pagãos, inclusive as roupas e aparatos dos altares. Mudaram-se as imagens dos deuses e em seu lugar vieram a figura de Cristo, Maria e seus santos. Os católicos se nomeiam: Católicos Apostólico Romano. Cristo não era romano. Nem deu instrução a Pedro para erguer uma basílica imensamente rica na Roma dos césares. Não foi ordem de Jesus as guerras feitas em seu nome.


Os papas, desde os tempos antigos eram em sua maioria, guerreiros, empunhavam espadas e iam às lutas. Abençoavam armas bélicas e "perdoavam" os que matavam em nome de Deus.


Se o criador do Cristianismo era pobre e pregava o desprendimento dos bens materiais, porque seria uma igreja denominada cristã, uma das mais ricas do planeta?


Se o ensinamento básico de Cristo é: amai-vos uns aos outros e o perdão aos inimigos. Qual a razão das Inquisições e Cruzadas? Se os papas não perdoavam os não cristãos ( pagãos) poderíamos chamá-los de seguidores fiéis de Jesus, se não praticavam o perdão aos inimigos ensinados por ele?


Não nos esquecemos dos que nasceram de elevadas espiritualidade sob o teto da Igreja Católica que até hoje os lembramos como sinônimos de Amor Universal. Criaturas que deixaram um rastro de luz no Catolicismo e foram realmente cristãs como Joana D´Arc, Francisco de Assis, Antonio de Pádua, o Cura D´Ars e outros.


Muitas religiões ou filosofias espiritualistas que seguem o Cristianismo só poderão usar esse título com fidelidade, praticando todos os ensinamentos ministrados por Jesus.


Os erros notado em católicos, evangélico ou outra religião dita cristã não são erros do Cristianismo. Há falhas observadas em toda raça humana não importando o rótulo religioso que veste.


O Catolicismo adota o Cristianismo, mas o Cristianismo não é católico.


Os inspiradores da Doutrina Espírita incorporaram em uma das suas três bases, o Cristianismo puro, sua doutrina é chamada de Filosofia Espiritualista e não religião. Vide a primeira página do principal livro do Espiritismo: "O Livro dos Espíritos" ( Allan Kardec).


Os possíveis erros dos espíritas também não podemos classificar de erros cristãos. Estamos cientes que há muitas religiões, que se dizem cristã, que vivenciam esta filosofia de maneira que beira o fanatismo, mas isso não nos autoriza a escrever que todos cristãos são fanáticos.


Não podemos chamar de "nazista" todo povo alemão, pois as atrocidades cometidas por aqueles que se denominavam de nazistas, foram crimes cometidos por um grupo e não por toda nação alemã.Havemos que usar o bom senso e livrarmo-nos de todo preconceito para com grupos, povos e religiões, sem cair no radicalismo de condenar o todo pelas partes.


Finalizando, pedimos assim, aos que escrevem sobre as falhas de determinada linha espiritual que observem bem a nomenclatura dada à religião ou filosofia em questão, para não forjar uma imagem falsa e negativa de uma filosofia, muitas reconhecidamente elevada como é o Cristianismo. Se citarem os erros da Inquisição, Cruzada ou outros, que sejam erros de homens ligados ao Catolicismo daquela época e não a todo povo cristão e nem a todos os católicos. Se há falhas nas normas ou atitudes da Igreja que se digam, da "Igreja" e não do Cristianismo. O mesmo vale para outras ramificações religiosas.


Aceita ou compreende-se que, os que cometem esse deslize, sejam criaturas incultas ou de pouca inteligência, mas nunca de bons escritores ou criaturas de alto grau de conhecimentos espirituais.



                                                             Miryã Kali/ MLucia




 

terça-feira, 17 de maio de 2011

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO


Venho aqui anunciar que parou de funcionar o corpo material de Fulano de Tal. Ocorrido hoje às 3 horas da manhã, nesta cidade. Seus chackras foram desatados dos centros de força com muito cuidado e carinho pela equipe espiritual encarregada das desencarnações.

Começaram pelo desligamento do chackra básico e terminaram no coronário. O contrário do nascimento. Eliminou-se do corpo toda energia material para que os malandros do invisível não se apropriem indevidamente do que não lhes pertencem.

Correu tudo em perfeita ordem. Sua cápsula física foi levada para lugar apropriado para que na decomposição cadavérica ocorra o desmonte das estruturas celulares até aos níveis atômicos e infra-atômicos. Esses elementos, à medida que se libertam pelo enfraquecimento da coesão molecular, são reaproveitados na formação de novas substâncias que, por sua vez, podem permanecer no reino mineral e/ou vir a integrar novas células orgânicas.Desse modo, a morte é apenas a perda da vitalidade orgânica determinante da desintegração celular, mas não da extinção dos elementos energéticos primordiais da matéria.


Como ensinou Lavoisier, na Natureza, nada se perde, tudo se transforma. E neste sentido, nada morre...

Mas o espírito revestido do perispírito, conserva ainda a sua aparêcia física e vive; o grupo de amigos e parentes que moram no plano espiritual, vieram recebe-lo com muita alegria e regozijo pela sua volta à casa. Embora a família que está na terra tenha ficado muito desolada e chorosa, Fulano partiu contente com tanta festa e mimo.

Soube-se que Fulano de Tal voltou para sua casa no plano espiritual dizendo que, assim que se acomodasse em sua residência nova, voltaria a dar notícias através de um médium psicógrafo. Não irá reencarnar logo, aproveitará todo o tempo que terá na Colônia Espiritual que irá habitar, para estudar, trabalhar e aprender sempre com os mestres espirituais. Irá rever toda sua existência para analisar o aproveitamento de seus dias de vida terrena.

Sua consciência é que irá revelar a nota que merecerá pelos estudos no Educandário Terra.

Que seja feliz em sua nova residência e que volte logo para nos dar notícias.


                                                      Um amigo
                                                      Miryã Kali
                                  (com a ajuda do Aureci F. Martins)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A SEGUNDA MORTE



                                                               A SEGUNDA MORTE




 
                                                                                             


 “A Segunda Morte é uma informação que vem do Apocalipse, transmitida por Jesus Cristo,apesar disso não deixa de ser uma novidade nos tempos modernos. O que se conta é coisa tão velha quanto o Mundo, encontrada nas mais diferentes religiões e esclarecimentos dos iniciados; mesmo assim, porém, deverão encontrar aqueles que não poderão acompanha-los permanentemente. Há sempre a parte oculta dos ensinamentos que dependerá do esforço próprio do estudioso para compreende-los.”
( A Segunda Morte) Médium R.A. Ranieri, pelos espíritos de André Luiz e Altino)


“O vencedor nada sofrerá da Segunda morte”. Apocalipse, cap. II –vers. 11


O autor do livro, acima citado, foi em viagem astral conduzido a dois lugares distintos, o abismo e o último degrau superior que o homem terreno
pode atingir. Com o fito de trazer aos homens descrição, como um Dante moderno, dos extremos da evolução humana.
O abismo é o local onde ele encontrou seres em profundo estacionamento espiritual; criaturas de formas inimagináveis às mais criativas mentes;
seres horripilantes e com aspectos disformes que perderam a forma humana e degradados pela permanência no mal, não possuem mais o corpo espiritual.
Onde muitos atingem a forma ovóide, vivendo numa matéria gelatinosa esperando o despertar da profunda inconsciência para novamente iniciar a ascensão.
Quando esse estacionamento na forma ovóide é prolongado por muito tempo (alguns duram milênios) há o que o autor chama de Segunda Morte.


“Existe a morte referida por Jesus que Ele chamou de Segunda Morte, que é amorte nos Planos Inferiores, seria uma explosão da mente espiritual que a
faria em estilhaços, se assim se pode dizer e comparar, como se a dividisse em centenas de partículas a Centelha Divina. Em verdade seria a morte definitiva
da figura espiritual que daria nascimento a tantas outras individualidades que começariam a crescer novamente e que demorarão milhões de anos a chegar
novamente onde a Matriz está ou estava no momento da explosão. Outra, é a Segunda Morte que assistimos no Portal do Sol e que é a
SEGUNDA MORTE NOS PLANOS SUPERIORES DO ESPÍRITO. Na realidade pode ser chamada de uma NOVA VIDA ou de Renascimento já que se
nasce para uma VIDA SUPERIOR. É em verdade nova etapa evolutiva.”


Segunda Morte - plano superior: Eternidade
__
__           /\
__            |

crosta da Terra
__
__
__             |
                \/

Segunda Morte – plano inferior: Desintegração


No livro Segunda Morte, narra o médium os seres luminosos e evoluídos que divisou; lugares belíssimos explicando que quanto mais o homem sobe onde
nomeamos de céus, mais se aperfeiçoa na forma espiritual. Sete céus ou sete patamares da ascensão são os degraus que atingiremos até não mais precisar
reencarnar na Terra. É a vida eterna que se atinge na morte perispiritual.

Corpo material é o que possuímos enquanto vivo aqui no planeta.

Corpo físico + perispírito + espírito = homem.

Na Primeira morte, falece o corpo material, na Segunda, o perispiritual, ficando apenas o espírito.

Aprendemos no Espiritismo que possuímos vários corpos, mas, estudamos mais os três principais: físico, perispiritual e espiritual.
O perispírito é o envoltório da alma ou espírito. É ele que morre na chamada Segunda Morte, porque a cada degrau evolutivo vai se tornando mais leve
e luminoso até se desfazer , pois o espírito já completou a sua evolução na Terra. Como um universitário que diplomando-se larga o “uniforme” e parte
para outro planeta escola.  


     
Narra o autor as fases da evolução: o ser que chega a fase hominal e conquista a razão, inicia a marcha evolutiva para alcançar a angelitude e depois
prossegue ao encontro da Razão Divina. Depois dos anjos diz sobre Tronos, os Cherubins, os Arcanjos e até libélulas, seres com asas que voam.
Não são asas como os pássaros terrestres , sim radiações que saem de seus corpos e ao olho comum igualam-se às asas dos anjos.



Nessa viagem astral chega a contemplar o local que ocorrerá uma espécie de cerimônia onde uma entidade conhecida aqui na terra, já falecida,
que está se preparando para a passagem para a Segunda Morte.
Através dessas leituras teremos uma noção da finalidade da vida e, principalmente, saberemos do porquê da necessidade de nos desprendermos das
coisas da matéria. Como subir preso à terra? Os amantes dos prazeres sensoriais pouco ou nada se elevam.
Podemos observar a vida das criaturas que consideramos evoluídas; todos foram ou são, humildes, desprendidos dos bens móveis e imóveis; não
possuíram vícios, foram castos, ligados à espiritualidade e , o principal, amavam profundamente a humanidade. Amor e sabedoria, par de asas que faz o
o ser evoluído.

Abaixo uma escrita modesta que recebi durante o trabalho no centro. Dizendo, de forma diversa o mesmo tema:

"O Universo é um grande útero.
O Fluído Cósmico Universal, o prana ou éter, é o líquido amniótico onde tudo e todos estão mergulhados.
O planeta Terra, uma placenta de onde extraímos os elementos que formarão o nosso Corpo Imortal. Esses elementos são: sabedoria adquiridas
através dos estudos e experiências na vida material. Sentimentos elevados obtidos na convivência com criaturas também em crescimento e o mais
importante: adquirindo graus cada vez mais elevado de consciência que é o conhecimento e domínio total de si mesmo.
    
    

O homem não é uma obra defeituosa é ser em construção.
Não se condena uma obra inacabada, tolera-se, compreende e ama.
Tolerar é aceitar o outro como ele é. Compreender é o passo para entender que, se há criatura abaixo de nós, há outras, em grau superior.
Amar é fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem.



Não nos afastamos ainda do planeta porque não nos completamos.
A nossa consciência ainda não está plena , nem o domínio sobre nós mesmos.
Com Amor e Sabedoria o ser vai se elevando, alçando degrau por degrau até o último portal da sua “gestação” espiritual até não precisar mais da
placenta . É quando ocorre o “parto” ou nascimento para a verdadeira vida.

Como nos disse Francisco de Assis se referindo ao espírito: "É MORRENDO QUE NASCEMOS PARA A VIDA ETERNA."


                                                              Miryã Kali/ MLucia


Livros para leitura:

“A SEGUNDA MORTE” – R.A.Ranieri (espíritos: André Luiz e Altino)
Ed. Edifrater
“O ABISMO”- idem

“AGLON E OS ESPÍRITOS DO MAR” – edema

( Os livros acima e outros do mesmo autor conta sobre a vida desde o cosmos ao mais profundo abismo e até mesmo no fundo do mar há vida espiritual.
Nada está vazio e nada está parado ; a vida em toda parte é o eterno movimento e crescimento).